Baobá Maria Gorda
Joana Martins, Ana Luiza Nobre e David Sperling
RJ, Brasil
22°45'30" oeste e 43°6'30" sul.
Publicado em
05/09/2022
Atualizado em
02/12/2022
Conta a lenda que Maria Apolinária, a Gorda, era escrava de um senhor que morava na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro. Maria não entendia como os senhores moravam em casas construídas por escravos, comiam a comida feita por escravos e tinham seus filhos cuidados por escravos, mas não reconheciam ou valorizavam seu trabalho. Para ela, era preciso haver algum registro da sua passagem e contribuição. Ela mesma queria deixar uma marca e pedia aos orixás para ficar eternizada na terra. Um dia, a cama de Maria amanheceu vazia e brotou um baobá bem em frente à casa onde ela trabalhava, na Praia dos Tamoios.
O baobá de quase 4 séculos na praia de nome indígena foi tombado pelo INEPAC / Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1967, junto com outras 10 árvores de espécies diferentes, por seu valor na paisagem cultural da ilha que tanto encantou D. João VI e abrigou José Bonifácio – um dos principais articuladores da Independência do Brasil – em seu exílio. Hoje, o Baobá Maria Gorda é um ponto turístico da ilha. Dizem que dá sorte a quem fizer carinho em seu tronco e sete anos de azar a quem o maltratar.
Se foi plantado por alguém ou se é a reencarnação da escrava ninguém pode confirmar. Mas a árvore é considerada uma espécie sagrada por escravizados africanos que provavelmente trouxeram consigo as sementes ao Brasil, nos navios negreiros.
Existem nove espécies de baobás, a maioria delas nativas da ilha de Madagascar. Os Adansonia digitata L., baobabs, embondeiros ou calabaceiras são caracterizados por seus troncos largos e retos, que podem ter até 40 metros de circunferência, passar de 25 metros de altura e armazenar grandes quantidades de água, servindo de cisternas se escavados corretamente. Podem viver por milênios de anos e sua casca, folha e fruto são medicinais.
O baobá tem forte valor simbólico e espiritual para diferentes nações africanas: significa o feminino, a vida, a sabedoria, a proteção, a ancestralidade e a longevidade. Seu grande tronco, quando oco, pode servir ao mesmo tempo de abrigo e túmulo. É usado em cerimônias de religiões de matriz africana e representa, no Brasil, uma conexão com a terra africana.
Diante da popularidade do Baobá Maria Gorda, o coletivo Plantar Paquetá, formado por moradores locais, plantou outro baobá na ilha, apelidado de João Gordo, em 2013. Ele cresceu sob cuidados dos moradores e chegou a 7 metros de altura até ser vandalizado e cortado, em 2020, num crime ambiental com possíveis motivações de racismo religioso. Mas os moradores se uniram nos esforços e conseguiram fazê-lo rebrotar e resistir à violência.
Parte da árvore cortada foi encontrada boiando na Baía de Guanabara e doada à Escola de Samba Portela, que enalteceu os baobás como enredo do seu desfile de carnaval em 2022. A árvore foi replantada em 2020 no Parque Madureira, bairro da escola, e agora, assim como sua ancestral Maria Gorda, vai deitando raízes no chão de um dos mais vibrantes subúrbios cariocas.
Links Relacionados Lenda do Baobá Maria Gorda Carta à Portela
Referências
IPATRIMONIO. Rio de Janeiro – Baobah Maria Gorda na Praia dos Tamoios. Disponível em: http://www.ipatrimonio.org/rio-de-janeiro-baobah-maria-gorda-na-praia-dos-tamoios/#!/map=38329&loc=-22.758183926158363,-43.108522496183916,17. Acesso em: 09 mar. 2022.
KAZ, Roberto. Crescei e multiplicai-vos: o baobá João Gordo renasce numa praça em Paquetá. Piauí, São Paulo, n. 171, dez. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/crescei-e-multiplicai-vos/. Acesso em: 18 abr. 2022.
PRADO, Anita; RIANELLI, Erick. Polícia investiga corte de árvore de origem africana sem autorização em Paquetá. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/08/01/policia-investiga-corte-de-arvore-de-origem-africana-sem-autorizacao-em-paqueta.ghtml. Acesso em: 18 abr. 2022.
UENF. Baobá. Disponível em: https://uenf.br/projetos/arvoresdauenf/especie-2/baoba/. Acesso em: 18 abr. 2022
Imagem 1: https://viajeibonito.com.br/ilha-de-paqueta-o-que-fazer/
Imagem 2: https://drive.google.com/file/d/1v_PEHYOfaaYZRI9ARj6ZGprPjWdjZRlX/view
Imagem 3: https://drive.google.com/file/d/1v_PEHYOfaaYZRI9ARj6ZGprPjWdjZRlX/view
Imagem 4: https://viajeibonito.com.br/wp-content/uploads/2019/01/ilha-de-paqueta-rio-de-janeiro-maria-gorda.jpg
Imagem 5: http://jairusduarte.blogspot.com/2013/10/a-maria-gorda-gerou-um-filho.html
Imagem 6: https://baobabfoods.com/
Imagem 7: https://baobabfoods.com/